QUER MONTAR O SEU NEGÓCIO ONLINE DO ZERO?

Insira seu endereço de email e receba gratuitamente um Mini Curso de Marketing Digital

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

9 Gatilhos Mentais para Influenciar Comportamentos de Compra do Cliente

9 Gatilhos Mentais para Influenciar Comportamentos de Compra do Cliente

Toda decisão que tomamos envolve emoções, inclusive subconscientes. Entender o que desencadeia essas emoções pode ir longe quando se trata de desenvolver material de marketing eficaz, por isto os gatilhos mentais são usados para influenciar o comportamento de compra do cliente. 

A maioria de nós tem os mesmos gatilhos mentais básicos que conduzem uma ação. Por saber quais são esses gatilhos e como posicioná-los para alcançar a resposta desejada é extremamente importante no marketing. Abaixo, vamos orientá-lo através dos 9 gatilhos mentais mais populares que andam de mãos dadas com táticas de marketing eficazes.

gatilhos mentais bob rodrigues

1 – Gatilho Mental do Medo

A maioria de nós pode concordar que o medo é uma emoção poderosa. Pode produzir reações sem pensamento consciente e anular todo o nosso processo de pensamento.

Como é usado:

Isso torna mais fácil para os vendedores aproveitarem a nossa emoção. Eles podem puxar nossas cordas de medo para fazer essa compra acontecer. Certifique-se de usar cautela ao desencadear medo, pode ser um pouco arriscado. Quando usado eticamente, pode ser altamente eficaz. No entanto, quando usado de forma enganosa negativa, pode ter um impacto negativo na sua marca.

Exemplo:

“Você não pode perder este evento! Compre seus ingressos agora!

2 – Gatilho Mental do Tempo

O que é isso:

O tempo nos faz sentir muitas coisas. Isso sempre depende da situação.

Como é usado:

Estamos tão ocupados, poderíamos usar mais tempo certo? E se eu lhe dissesse que seu trajeto para o trabalho seria cortado pela metade se você comprasse um determinado item? Isso soa atraente? A promessa de mais tempo é uma coisa fácil de dizer sim, só temos que ter certeza de que podemos cumpri-lo.

Exemplo:

“Economize tempo cozinhando, ganhe tempo com a família. É uma vitória. Experimente-nos de graça hoje!

3 – Gatilho Mental da Confiança

Confiança é o que procurar quando você está trabalhando para conquistar a lealdade do cliente. Se os clientes realmente confiam em você e em sua marca, é mais do que provável que comprem de você repetidamente. Tenha em mente, ganhando confiança através do marketing não é algo que você pode fingir. Os consumidores vão ver através de você.

Como é usado:

Ao usar a confiança como seu gatilho emocional, você deve realmente dizer o que você diz e faz. Existem algumas coisas que ajudam uma marca a criar confiança. Por exemplo: seja transparente, específico, humano e compartilhe o que as outras pessoas dizem para você.

Exemplo:

“Sua opinião é importante e queremos oferecer a melhor experiência possível. Preencha esta pesquisa para que possamos continuar a satisfazer suas expectativas. ”

4 – Gatilho Mental do Valor

Os valores mostram como algo é importante para nós. Eles também nos ajudam a tomar decisões pessoais importantes. Tomamos decisões de compra todos os dias com base em nossos valores e julgamentos.

Como é usado:

É sobre conseguir o melhor preço, que tenha mais valor. Por exemplo, Valor do Cliente = Benefício Percebido – Custo Percebido. Quem não gosta muito do maior valor?

Exemplo:

“Salve muito de Benjamin, fazendo este truque simples!”

5 – Gatilho Mental do Pertencer

Pertencer a algo nos dá validação. A maioria de nós tem um forte desejo de pertencer a alguma coisa.

Como é usado:

Podemos comprar um item apenas para nos sentirmos aceitos ou entrar em uma academia para fazer novos amigos. É a natureza humana, a necessidade de pertencer é forte. Sentir um sentimento de pertença também é bom para a alma. Tem um efeito positivo em nossos níveis intelectuais, habilidades sociais, saúde e muito mais.

Exemplo:

“Aptidão vitalícia, para sempre amigos.”

6 – Gatilho Mental da Culpa

A culpa é sentida por todos e, às vezes, com muita frequência. Muitos de nós sentimos isso o tempo todo, quer isso signifique deixar o trabalho um pouco mais cedo, gastar muito em itens caros, traindo sua dieta. Qualquer que seja o caso, a culpa é uma emoção muito dominante que toma conta de boa parte de nossas vidas.

Como é usado:

Ao usar a culpa em mensagens de marketing, é importante saber como você a expressa. Assim como o medo, mas pior, os riscos de ser levado para o lado errado são maiores.

Exemplo:

“Essas crianças estão sofrendo. Com sua doação, você poderia ajudar uma criança necessitada. ”

7 – Gatilho Mental da Gratificação Instantânea

A gratificação instantânea tornou-se a norma no mundo de hoje. Nós nos acostumamos a gratificação instantânea é apenas sobre qualquer área de nossas vidas.

Como é usado:

Não precisamos mais ir à loja para alugar um filme ou esperar até que o último CD de nosso artista favorito seja vendido nas lojas antes que possamos ouvi-lo. Podemos obter o que queremos quase instantaneamente, o que aumenta a cada dia com a tecnologia.

Exemplo:

“Receba acesso instantâneo, inscrevendo-se gratuitamente hoje!”

8 – Gatilho Mental da Liderança

Para realmente ouvir sua voz, sua empresa precisa ser líder. Suas palavras precisam ser algo que os consumidores valorizam.

Como é usado:

Seja um criador de tendências. Encontre produtos que funcionem e os tornem melhores. Possua e controle o mercado em que você está.

Exemplo:

“Líder confiável do sudeste em gestão de recursos humanos corporativos”

Gatilho Emocional # 9: Concorrência

O que é isso:

Não há nada de errado com uma pequena competição. Às vezes nos dá o empurrão que estamos esperando.

Como é usado:

No mundo de hoje, temos uma necessidade constante de ser melhor, mais forte, mais rápido que a próxima pessoa. A concorrência é o que impulsiona muitos de nós e o mundo do marketing impulsiona as vendas também.

Exemplo:

“Seja o melhor vestido na véspera de Ano Novo. Compre nossas últimas chegadas agora.

Tags: | | | | | | | |

Mini Curso em Vídeo Totalmente Gratuito

Insira seu email e receba o Mini Curso Grátis sobre Marketing Digital

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Beto
Beto

Olá, sou Bob Rodrigues Empreendedor Digital, durante anos trabalhei em emissoras de TV no Brasil, hoje moro em Massachusetts - USA e criei este Blog para dar dicas de como produzir vídeos de qualidade, seja para divulgar seu produto, serviços ou para suas redes sociais. Seja muito bem-vindo ao meu Blog!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *